quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

GOSTARIA DE ATUAR COMO DOCENTE JUNTO AO POVO KA'APOR NO MARANHÃO?

A Comissão de Educação do Povo Ka'apor, do Maranhão, está recebendo curriculo de professores indígenas e não indígenas para atuar como docente no Projeto de Educação Diferenciada no Ciclo II (Ensino Fundamental II - antigo 5ª a 8ª Séries) com Ênfase em Meio Ambiente (Agrofloresta) em Regime de Alternância (Tempo-Estudo e Tempo-Aldeia).
Previsão para inicio: Fevereiro ou Março de 2012.
Funcionamento do Curso: O projeto de educação acontecerá em 2 aldeias pólos em regime de Alternancia considerando o Calendário Indígena, sendo um Tempo-Estudo de 20 dias no Polo e o Tempo-Aldeia de 05 a 07 dias em aldeias com orientação/oficinas temáticas desenvolvidas pelos docentes do projeto com interlocução dos especialistas da cultura das aldeias.
Localização Geográfica do Povo: O Povo Ka'apor vive na Terra Indígena Alto Turiaçu, região Noroeste do Maranhão, entre o Rio Turiaçu e Rio Gurupi (divisa Pará/Maranhão). Possui 12 aldeias dentro de seu território com uma população de cerca de 1.800 Ka'apor. O acesso às aldeias se faz pela BR-316 (Belém-Recife) ou Municipio de Paragominas, no Pará (160 Km de uma das aldeias Pólo).
Situação Profissional: os docentes poderão ser contratados pelo Estado ou estarão submetidos ao regime de consultorias (com diárias a ser pactuada na reunião de planejamento) com a carga horária condizente com o tempo destinado as alternancias que poderão ser de 20 dias no tempo-estudo e 05 a 07 dias no tempo-aldeia, meses subsequentes. Caso o profissional seja do quadro do Estado do Maranhão, poderão solicitar remanejamento de carga horária para o projeto com os devidos procedimentos institucionais. Pois, serão lotados no Centro Educacional La Salle (Escola Executora da parceria com a comunidade indígena que possui registro junto ao CEE/MA). O professor poderá organizar sua estadia nas aldeias de acordo com a carga horária desenvolvida na alternância. Os professores dispõem de uma estrutura mínina de alojamento para a permanência na aldeia pólo de estudo.
Perfil do Profissional: Docentes Indígenas e não indígenas, preferencialmente indígenas. Os profissionais indígenas deverão ter experiencia em Magistério Indígena; Ter indicação de sua aldeia, povo, liderança; ter experiencia em gestão ou ativividades pedagógicas em seu respectivo povo. Porém, indígenas e não indígenas deverão ter Licenciatura nas seguintes áreas de conhecimento: Lingua Portuguesa, Ciências Exatas ou Naturais - Matemática e/ou Ciências; Biologia, Geografia, História, ou Bacharelado em Ciências Agrárias,  Florestal ou Agroecologia.
Prazo para envio do curriculo: de acordo com os encaminhamentos de organização para aquisição de estrutura necessária para o funcionamento do curso, com previsão de reunião de planejamento com o corpo docente, receberão até o dia 15/01/2012 no endereço eletrônico kaaporturiacu@hotmail.com  (endereço da Comissão de Educação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário