terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Arquidiocese de Belém assina contrato para restauração de igreja

Arquidiocese de Belém e a Companhia Vale do Rio Doce deram um grande presente a Belém no dia de seu aniversário: as obras de reforma da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro da Cidade Velha. O Contrato de restauração arquitetônica do templo, construído por volta do século XVII, pelo arquiteto bolonhês Antonio Jose Landi, foi assinado na manhã de ontem, 12, pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e pelo diretor da Vale, José Carlos Gomes Soares. O projeto, apresentado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Cultural Nacional (IPHAN), está orçado em R$ 4.189.103,03, valor que será patrocinado pela Vale, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet).

O recurso para a realização da obra já foi depositado à Arquidiocese de Belém. Agora a Vale abrirá processo licitatório para contratar a empresa que fará a reforma, coordenada pela Igreja de Belém em parceria com a superintendência regional do Iphan. “É bom que essa reforma aconteça em uma data como esta. Afinal, esta igreja é uma referência da cultura e da arte sacra”, declarou o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

O Arcebispo lembrou que é prematuro dizer se a igreja será fechada ao público e nem quanto tempo durará a obra. “Uma restauração de uma obra de arte desse porte é algo que exige muito trabalho”, observou dom Alberto.

Um comentário:

  1. Quanto aos casamentos, sei que haverá a devolução do dinheiro já pago pelos noivos ou a igreja oferecerá uma proposta de remanejamento. Há um exemplo aqui em casa. A oportunidade para a restauração não pode ser perdida.

    ResponderExcluir