sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Novo Hamburgo sedia Fórum Social Temático no dia 25

Na quarta-feira, dia 25 de janeiro a cidade de Novo Hamburgo será um espaço para debater a questão da sustentabilidade urbana. Isso porque ocorre no Pavilhão 1 e no Centro de Eventos da FENAC, das 8h às 22h30, o Fórum Social Temático (FST). O tema será abordado através de oficinas, debates, apresentações culturais, feira de economia solidária, fórunzinho da juventude, exibição de filmes, entre outras ações. O evento visa unir a comunidade para, de forma organizada e conjunta, construir um modelo alternativo de sociedade frente às mudanças globais.

O tema “sustentabilidade urbana” é proposto a partir das discussões do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorre em Porto Alegre, de 24 a 29 de janeiro. A edição de 2012 vai levantar os assuntos ligados a crise capitalista, justiça social e ambiental. Em Novo Hamburgo, durante todo o dia de atividades, os participantes poderão pensar a cidade em que vivem e as mudanças que buscam, além de poder contribuir e conhecer trabalhos e iniciativas já realizadas no Município.


Como encerramento do evento será elaborado a carta de Novo Hamburgo, que será encaminhada ao FST Porto Alegre, rumo a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorre em junho no Rio de Janeiro. Após esta atividade, ocorrerá a apresentação de um espetáculo teatral e, finalizando o encontro, o show dos músicos do projeto MusicAmerica. O grupo é formado por trovadores, cantores e cantautores do Brasil, Cuba, Nicarágua, Equador, Paraguai, Argentina e Uruguai. Eles interpretam canções identificadas com os direitos ambientais, humanos, culturais, sociais e políticos. A atividade está marcada para ocorrer às 20h.

Segundo a comissão que organiza o FST hamburguense, para as atividades da FENAC é estimado um público de cerca de mil pessoas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.fstematico2012nh.org. Haverá credenciamento também no local na manhã do evento. No site, os interessados também poderão conferir a relação das oficinas, a programação completa e os locais de saída do Município de ônibus gratuitos para o evento.

Programação completa:

8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura Oficial
10h - Painel de abertura: O Desenvolvimento Sustentável e a Cidade: Conceitos e Práticas. Com Daniele Tubino Pante de Souza - Arquiteta e Urbanista pela UFRGS. Mestranda do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE) – e Santiago Muñoz Navarrete - Engenheiro Civil pela Universidad de los Andes e Mestre pelo NORIE/UFRGS, pesquisador nas áreas de Sustentabilidade, Urbanismo e Gestão de Projetos na Construção Civil.
11h30 às 12h – Debates.
13h30 às 15h e das 15h às 16h30 – Oficinas.
16h30 às 17h: Intervalo.
17h às 18h: Plenária final – Construção da Carta de intenções para uma cidade mais sustentável. Sistematização das principais ideias surgidas durante as atividades e elaboração do documento (Carta de Novo Hamburgo) final para ser encaminhado ao FSTemático POA rumo a Rio+20.
18h: Atrações culturais.
19h: Espetáculo Teatral “Comusa atuando na cidade”, do Grupo Luz & Cena.
20h – Show de Encerramento – Apresentação do Grupo MusicAmérica.

Outras Atrações:
Fórunzinho da Juventude: Das 13h30 às 16h30.  
Exibição de filmes: Turno da tarde: Filme Lutzenberger: For Ever Gaia e Lixo Extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário