sexta-feira, 25 de maio de 2012

Conselho recebe visita do Secretário de Promoção Social Nilson Pinto

O Conselho Estadual de Educação recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, durante sessão plenária, a visita do secretário especial de Promoção Social, prof. Nilson Pinto. Ele aproveitou a oportunidade para falar do plano de ação que a Secretaria de Educação do Estado(Seduc) está executando visando mudar o “cenário da educação em todo Estado, não só para elevar os índices, mas como garantir a qualidade da nossa educação”, disse. Destacou a participação do Conselho Estadual no enfrentamento dos”graves problemas da educação e no pacto por sua melhoria”.
 Citou alguns indicadores de avaliações do governo federal, tomando como base o ano de 2009, que expressam o baixo nível de escolaridade no Estado. Dentre os dados apresentados, o secretário disse que em Língua Portuguesa, os alunos do sistema de ensino em todo o Estado estão apenas 50% da média nacional, ou seja, cerca de 15% tiveram desempenho satisfatório, e em Matemática esse número cai para 11%. “Só com o envolvimento de toda a sociedade poderemos vencer o desafio de melhorar nossa educação. Para isso estamos reunindo com vários setores, dentre os quais, a Igreja, por meio da CNBB, sindicatos, pastorais, gestores municipais, lideranças políticas, sociedade em geral e hoje viemos aqui no Conselho, para fazer esse grande pacto pela educação”, anunciou. 

Investimentos- Sobre o empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 200 milhões de dolares com a contrapartida do Estado no valor de 100 milhões, num total de 300 milhões de dolares, o secretário explicou que, atualmente, a Seduc gasta muito com a educação e os índices são inexpressivos- o contrato com o Banco está em análise para ser liberado. Esses recursos serão utilizados nos próximos cinco anos em três frentes: infraestrutura, gestão e melhoria da qualidade do ensino. “É a primeira vez que o BID faz um financiamento na educação aqui, depois de 15 anos e esse é o maior empréstimo feito na área social”,  destacou.
A presidente do CEE/PA, profª Suely Menezes agradeceu a presença do secretário e disse que o Conselho está nessa cruzada pela melhoria da educação. “Sabemos da importância desse pacto e estamos inteiramente dispostos a contribuir para reverter esse quadro”, enfatizou.
Após a plenária, houve reunião para formalizar comissão organizadora do Jubileu de Ouro do Conselho, que no próximo ano completa 50 anos de atividades. E em seguida, conselheiros e servidores presentes cantaram parabéns à presidente que estará aniversariando  neste sábado, 26.
Comunicação CEE/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário