sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IASEP: SUA COTA DE PROCEDIMENTOS

Você que é servidor público do estado do Pará, tome cuidado com sua cota de procedimentos.

É possível obter um melhor rendimento da sua cota anual para consultas e exames. Alguns cuidados podem tornar mais eficiente o uso do Plano de Saúde, por isso mesmo, ajudá-lo a obter melhores resultados para a sua saúde.
1RETORNO EM 30 DIAS. Se você retorna ao seu médico até um mês após a consulta, não gastará sua cota para um novo atendimento. Portanto, agilize os exames solicitados e remarque o retorno dentro deste período. No caso da consulta-retorno, não assine nova guia.


2NÃO ASSINE GUIA EM BRANCO. Sempre que assinar uma guia preste atenção nos serviços que estão listados, pois você poderá pagar com a sua cota por um procedimento que não realizou. É um direito seu o preenchimento completo da guia antes de assiná-la e inutilizar os campos em branco!

3 – ESCOLHA UM MÉDICO DE SUA CONFIANÇA. Pode ser um clínico geral ou um especialista que faça parte da rede e seja acessível a você. Consultando sempre o mesmo médico, ele terá o histórico de seus problemas e poderá chegar mais rapidamente a um diagnóstico seguro.


4 - ANOTE O QUE PRETENDE DIZER AO SEU MÉDICO. A anotação ajuda a orientar seu médico sobre sua situação, sem esquecer nenhum detalhe. Leve a lista e leia tudo antes de começar a consulta. É importante também listar os medicamentos que está usando e anotar o que seu médico lhe explicar.
5 – ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE SEUS EXAMES. Antes de concordar em realizar um procedimento médico, procure entender as razões das suas necessidades e indicações. Esse exame será realmente necessário? Procure usar sua cota de exames com procedimentos realmente necessários.
6 – URGÊNCIA/EMERGÊNCIA SÓ PARA CASOS GRAVES.  Além de um longo tempo de espera (pois a emergência é para quem sofre risco de vida), o médico da emergência não conhece seu histórico. O melhor é não esperar que uma dor se agrave ao ponto de se tornar insuportável. Marque uma consulta com o seu médico ou um especialista.
7 - FAÇA EXAMES PERIÓDICOS. Pergunte ao seu médico sobre os exames preventivos necessários na sua idade. Prevenção é muito importante para diagnosticar uma doença antes que ela se agrave.
Fonte: IASEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário