sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fundação Curro Velho grava samba enredo do Carnaval 2012

A Fundação Curro Velho, em parceria com a Rádio Cultura, gravou nos dias 14 e 15 de dezembro, o samba enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba “Crias do Curro Velho” para o Carnaval 2012. O samba “Nas Asas da Vovó” é de autoria do compositor Paulinho Moura, gerente de música da instituição e foi gravado no estúdio Edgar Proença, da Funtelpa.

O samba enredo remete aos antigos carnavais, quando a batalha de confete e serpentina, as marchinhas e o Gorila faziam a alegria da criançada que nos bairros do Telégrafo, Pedreira, esperavam os blocos passarem e viam figuras como o "Doutor Passa o Pau", a "Nega Maluca" e os "Índios" que soltavam fogo pela boca. “A gente achava extraordinário ver essas figuras e o samba traz a lembrança do nosso passado, do nosso tempo de criança, quando a gente ia para a batalha de confete e serpentina. Isso difere muito dos carnavais de hoje”, relembra o diretor de bateria das Crias de Curro Velho, Muka de Souza, que também faz parte da Gerência de Música da Fundação.

A Fundação Curro Velho sempre trabalhou essa questão de relembrar o passado, e esse ano o samba enredo cita algumas marchinhas de Carnaval, como por exemplo “ÔAbre Alas", de Chiquinha Gonzaga, que foi a primeira música de Carnaval a ser gravada no Brasil. Os músicos que gravaram o samba são apenas o apoio para as verdadeiras estrelas da Fundação, que são as crias do Curro Velho, que participam de oficinas na instituição, como Pauê Martins, que foi aluno da Fundação e tocou caixa e tamborim na gravação do samba. Os intérpretes foram Bilão e Marquinho Melodia.

A bateria da Escola Crias do Curro Velho tem cerca de 170 componentes, crianças que participam ativamente das atividades da Fundação. “A procura é muito grande mas a gente consegue ajeitar e colocar 170 na avenida e é moleque que dói, mas é uma maravilha trabalhar com eles”, comemora Muka de Souza. As Crias do Curro Velho foram convidadas para participar do último programa Conexão Cultura, da TV, Rádio e Portal Cultura, que será realizado no dia 30 de dezembro, a partir de 10h, direto do Estúdio Edgar Proença.
Texto:
Andreza Gomes - FCV
Fone: (91) 3184-9102 / (91) 8890-0357 / 81150902
Email:
andreza_gomes@ig.com.br
Fundação Curro Velho
Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287. Belém-PA. CEP: 66113-070
Fone: (91) 3184-9100 / 9102 / 9103
Site:
www.currovelho.pa.gov.br Email: gabinete@currovelho.pa.gov.br
Acesse:
http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=90420

Nenhum comentário:

Postar um comentário