segunda-feira, 14 de março de 2011

SÉTIMA ECONOMIA MUNDIAL NÃO TEM UNIVERSIDADE ENTRE AS CEM MELHORES DO MUNDO

Dados divulgados ontem (03/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o que já era previsto pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,5% em 2010, fazendo com que o País já seja a 7ª economia mundial. Dessa forma, o Brasil retoma a curva de crescimento, após uma levíssima retração, de 0,6%, em 2009, em razão da crise econômica mundial iniciada um ano antes.
De acordo com os dados, o Brasil foi o quinto país do mundo com maior crescimento em 2010, entre os países que compõem o G-20, ficando atrás apenas de China, Índia, Argentina e Turquia. Os números demonstram a capacidade de um crescimento sustentável apresentado pelo Brasil, enquanto outros países ainda não conseguiram sair completamente da estagnação ou até mesmo recessão.
PORÉM...De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo...Brasil não tem sequer uma universidade entre as 100 melhores do mundo.

País foi o único dos emergentes a não ter uma instituição de ensino na elite de ranking da Times Higher Education
Com pontuação máxima, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, manteve a ponta do ranking das melhores universidades em reputação do mundo, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres.
Em setembro, quando a lista foi divulgada pela primeira vez, a universidade também estava no topo.
Entre os países do Bric, o Brasil é o único que não tem nenhuma instituição entre as cem melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura aparecem com instituições entre as 50 melhores do ranking.
Já no grupo entre as 51.ª e 100.ª posições surgem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia. A classificação, organizada a partir de uma pesquisa feita com mais de 13 mil professores convidados de 131 países do mundo, reforça a posição dominante das instituições dos EUA. Reino Unido e Japão aparecem com estruturas universitárias robustas. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado. O índice de reputação considera apenas a imagem que os acadêmicos têm das instituições. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário