sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Não temos compromisso com erro e impunidade", afirma Jatene

Da Redação
Agência Pará de Notícias
 
O governador Simão Jatene disse que o Estado está garantindo toda a assistência à adolescente que teria sofrido abuso na colônia Heleno Fragoso
“Não temos compromisso com o erro e nem com a impunidade”, voltou a afirmar o  governador Simão Jatene ao conversar com a imprensa nesta quinta-feira (22), sobre o caso da adolescente de 14 anos que teria sido abusada por detentos dentro da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém. A conversa aconteceu na Estação das Docas, antes do chefe do Executivo se reunir com a Comissão de Direitos Humanos do Senado.
Simão Jatene mais uma vez lamentou o ocorrido e fez questão de acrescentar que o Estado em nenhum momento se omitiu de sua responsabilidade no episódio. “Desde o momento em que tomamos conhecimento dos fatos começamos a dar uma resposta ao que aconteceu, responsabilizando as pessoas que podem ter contribuído para que isso tenha chegado a esse ponto, exonerando-as dos cargos que ocupavam e pedindo o apoio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) para saber quais tipos de procedimentos precisam ser tomados”, explicou.
Jatene lembrou ainda que, desde o início da atual gestão, o Estado vem dando respostas rápidas. "Prova disso é que já estão presos o mandante e os dois responsáveis pela morte do casal de ambientalistas de Nova Ipixuna. Da mesma forma nossa polícia agiu rapidamente ao desvendar a morte brutal ocorrida em um motel da cidade. E esses são apenas dois casos em que demonstramos que o Estado está alerta", afirmou.
“É importante também que se diga que eu agradeço às pessoas que tornaram o fato público, porque dessa forma, com uma atitude coletiva, a sociedade tende a se tornar cada vez melhor”, reiterou. Sobre a presença da comissão do Senado em Belém, Jatene afirmou que espera que a presença dos representantes leve a algum avanço na melhoria das condições do sistema penal.
“O que a gente vê normalmente é que essas comissões vêm aqui e o que fazem depois que voltam para Brasília? Temos algum aumento de recursos para a saúde ou para a educação ou para a segurança? É preciso que essas comissões saiam daqui com o compromisso de apoiar o governo estadual na missão de melhorar as condições do sistema”, asseverou o governador.
Segundo Simão Jatene, a expectativa do governo estadual é que, ao voltarem para Brasília, os representantes do Senado não deixem esse fato cair no esquecimento e que “a partir daí lutem na República para rediscutir o sistema penal brasileiro, que hoje todos sabemos que está falido. Que eles também lutem pelo financiamento da saúde e por um melhor sistema de educação”.
Secom
Acesse: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=84973

Nenhum comentário:

Postar um comentário