sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Marta Suplicy perde mais apoio no PT para disputar eleição em 2012

SÃO PAULO - O sonho da senadora Marta Suplicy (PT-SP) de disputar a prefeitura de São Paulo pela quarta vez está cada vez mais distante. A tendência majoritária do partido, da qual fazem parte o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, formaliza nesta quarta-feira o apoio à candidatura do ministro da Educação Fernando Haddad, o candidato escolhido por Lula há mais de dois meses.
Já a corrente que tem a maioria dos votos municipais (37%), a Novo Rumo, e que já foi uma das maiores apoiadoras de Marta na prefeitura de São Paulo (2001-2004), tende a reforçar o apoio petista a Haddad.
Um dos indicativos do isolamento de Marta é que, até o momento, nenhum dos quatro vereadores do Novo Rumo declarou seu apoio à ex-prefeita, e dois deles já tenderam a apoiar Haddad: José Américo Dias e Ítalo Cardoso. Integrante do grupo, o vereador Antonio Donato não vai se manifestar porque preside o diretório municipal. A única possível aliada de Marta do Novo Rumo na Câmara é Juliana Cardoso, que também não deu declaração pública de apoio.
Marta começou a perder a sustentação dos petistas paulistanos na campanha ao Senado do ano passado. Lideranças partidárias falam que a ex-prefeita afastou-se do PT e buscou uma campanha mais centrada em
sua própria figura. Há quem reclame que tenha havido até uma aproximação da petista com o PSDB.
- Mas o que está pesando, mesmo, é que o PT vê nesta eleição (2012) a chance de ganhar a prefeitura e não pode se arriscar com a rejeição que Marta tem junto ao eleitorado - diz uma das lideranças municipais que preferiu não ser identificada.
O petista se refere à pesquisa Datafolha do início do mês , que colocou Marta à frente da disputa, com um terço das intenções de voto, mas com uma rejeição de 30%, apenas inferior a do ex-governador e candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB), com 32%.
- É mais fácil para o PT, que tem 33% das intenções de voto nesta mesma pesquisa, conseguir aumentar a vantagem de Haddad (que tem 2%) do que reverter a rejeição de Marta - avalia o petista.
No Novo Rumo, Marta conta com o apoio de dois deputados da bancada federal, José Mentor e Cândido Vaccarezza, mas dentro do próprio grupo, o deputado Carlos Zarattini também quer entrar na disputa.
O ex-presidente Lula quer evitar as prévias e o possível desgaste que se acumula interna e externamente com disputas desse tipo, mas não há sinais de que a situação se resolva sem prévias. Estão no páreo não só Haddad, Marta e Zarattini, mas o também senador Eduardo Suplicy e o deputado Jilmar Tatto.
Líder da tendência PT de Luta e de Massa (PTLM), Tatto pode ser o fiel dessa corrida. Seu grupo tem até 28% dos votos no diretório paulistano e Tatto não parece disposto a ceder a vaga para Haddad sem realização de prévias. Além disso, aliados de Marta trabalham para que Tatto, ex-secretario durante a gestão da petista, acabe declarando apoio a ela. 
Acesse: 
http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/mat/2011/09/20/marta-suplicy-perde-mais-apoio-no-pt-para-disputar-eleicao-em-2012-925407133.asp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário