sábado, 6 de agosto de 2011

Secretários Nilson Pinto e Claudio Ribeiro se reúnem com servidores da Seduc

A continuidade no trabalho de melhoria da qualidade da educação e os desafios para o alcance dessa meta conduziram o encontro, na manhã desta quinta-feira (4), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre os executivos da instituição e dezenas de servidores. Na ocasião, o secretário especial de Promoção Social, professor Nilson Pinto agradeceu o empenho dos profissionais da educação. Ele esteve a frente da Rede Estadual de ensino durante os primeiros sete meses deste ano.

Foi o momento em que o novo secretário de estado de Educação, Cláudio Ribeiro, reiterou o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e que o Luiz Acácio Centeno foi apresentado, oficialmente, como o novo secretário- adjunto de Ensino. Os secretários-adjuntos de Logística, José Croelhas; e de Gestão Waldecir Costa, estiveram também no encontro.

“Nos primeiros meses, um dos avanços foi a produção de um diagnóstico dessa máquina e da verificação dos pontos de 'estrangulamentos' que a Rede Estadual enfrenta no fluxo de seu trabalho”, disse Nilson Pinto, que destacou algumas ações “já são visíveis: a melhoria da estrutura da escolas que, no início do ano, encontravam-se em condições mais que graves, 'gravíssimas'”, por exemplo. “De lá para cá, muitas coisas mudaram. E para melhor”, enfatizou. Ele reiterou que, com a Secretaria Especial, o fluxo das demandas da Rede Estadual será mais fluido.

“A Seduc tem a necessidade de se assumir como, de fato, a líder do sistema educacional do Estado do Pará, cuidando não só das nossas escolas, mas também das públicas municipais e das privadas. A expansão da oferta de vagas, a qualificação de pessoal, a reforma das escolas - sobretudo as que foram encontradas em situação mais crítica, dar melhor condições de trabalho, entre outras ações, são os objetivos que têm pautados as atividades da Secretaria”, adicionou o titular da Secretaria de Promoção Social.

Esse compromisso foi reiterado pelo secretário adjunto de Ensino, Luiz Acácio Centeno, que estava a frente da Diretoria de Ensino Médio e Educação Profissional (Demp). “Temos muito trabalho, que vai muito além da expansão do ensino fundamental e do médio. E temos a motivação de poder contar com todos que fazem a educação na Rede Estadual para que possamos fazer, efetivamente, fazer da educação do Pará algo que possa ser copiado por outros Estados”, disse.

O secretário adjunto de Ensino também destacou os investimentos na Educação Profissional: “hoje, temos 14 Escolas Técnicas e Profissionais, outras 11 estão em construção. Soma-se a elas, sete que serão construídas por conta do projeto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e mais três que estão previstos na Agenda Mínima. Ou seja, a Rede Estadual chegará ao número de 35 escolas de educação profissional”.

PCCR - A implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) foi reafirmada durante o encontro e será realizada a partir de outubro. Agora em agosto, a Seduc iniciará o processo de atualização cadastral de todos os servidores, etapa em que será seguida do enquadramento de todos os profissionais nos perfis do Plano. Para o secretário Cláudio Ribeiro, o PCCR “é uma condição essencial”, reiterando que o projeto para a educação é “rigorosamente” o mesmo. “Não adianta apenas expandir a quantidade de vagas, precisamos garantir a qualidade do ensino. Já conseguimos sair da inércia. Ninguém consegue enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da educação sozinho. Ele envolve a todos: não só aqueles que aqui trabalham, como todas as escolas e, principalmente, toda a comunidade escolar”.
Texto – Mari Chiba
Fotos – Advaldo Nobre

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário