terça-feira, 16 de agosto de 2011

Literatura e Fotografia de Tiago Santana na Feira do Livro

A estreita relação entre literatura e fotografia será um dos temas abordados pelo fotógrafo do Crato, Tiago Santana, que marca presença no quarto maior evento literário do Brasil no dia 11 de setembro, às 19h, no Coliseu das Artes, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. A entrada é franca.
Na fotografia de Tiago Santana, a representação de cada lugar, de cada espaço e sua dimensão no todo. Na imagem, um universo povoado de elementos carregados de significações, espaço do homem do sertão, de sorrisos áridos, de gesto firme marcado pela religiosidade, onde estão o peculiar e o exótico.
Tiago Santana fez de seu lugar, não mais só seu, compartilhando-o através da fotografia. “O sertão é onde a população nos ensina a reinventar a vida a todo instante. Um lugar onde a paisagem tem uma forma enorme, mas só tem sentido com a presença do homem. É isso que me interessa: a relação do homem com seu lugar. O lugar onde descobri o mundo e onde vivo até hoje”, reflete o fotógrafo.
A relação literatura e fotografia, trabalhadas por Tiago Santana, é resultado de fotogramas feitos em mais de duas décadas e que revelam o afeto e o respeito por seus personagens enquadrados. Nesse tempo, fundou a Editora Tempo d’Imagem, para viabilizar a publicação de livros voltados à fotografia. “O livro é o lugar onde a obra de um fotógrafo encontra a sua forma mais plena e que cumpre a melhor a função da imagem como obra múltipla”.
Este enlace fica mais visível com o lançamento do livro “Chão de Graciliano”, com imagens de Tiago Santana e textos de Audálio Dantas, que traz a mistura das letras com a fotografia pelos caminhos apontados na obra de Graciliano Ramos, mostrando o nordeste de suas narrativas. O livro já foi traduzido para duas línguas e em 2008 ganhou o prêmio de melhores do ano pelo APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, reconhecendo e a poética do trabalho.
Neste ano o fotografo lançou o livro “Patativa de Assaré – O Sertão dentro de mim”, contando em imagens a história de um dos maiores poetas e músicos do sertão. Patativa é a personificação da sua região, representando a vida, os anseios e as dúvidas do homem sertanejo.
Taynah Moraes - Ascom/Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário