sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O PROBLEMA É A IMPRENSA

Outro dia conversava com uma professora, uma amiga e já faz tempo. Na ocasião, dizia a ela que o PT não é mais o mesmo. Votei mais de 20 anos no partido e, aos poucos, vi que muita coisa mudou e passei a não mais confiar como em outrora. Ainda têm uns bons, mas a maioria...

Mostrei o excesso de broncas em que o partido estava metido. Sozinho ou com partidos aliados. Acusações de todos os lados e o quanto Dilma estava penando para conviver com ataques da oposição e chantagens inclusive da base aliada e membros do próprio Partido dos Trabalhadores, pela dura que estava dando nos senhores do PR. Foi aí que a amiga, discordando do meu pensar, disse que não era bem assim...o problema era a imprensa...o grande inimigo era a imprensa que somente atacava o governo. 

A amiga é petista roxa, daquelas que, embora seja gente maravilhosa, quando o assunto é PT, a mesma não consegue fazer uma análise crítica e admitir que o partido mudou, embora ainda tenha gente que fique longe do que motiva os críticos a partirem para as denúncias. A amiga ainda é do tipo que coloca a culpa nas elites, esquecendo que muita gente no PT hoje é elite e faz qualquer negócio para se manter no poder. 

Depois que inventaram a tal da governabilidade, agora tudo pode. Não há problemas em fechar com Sarney, Collor, Renan Calheiros e outros tidos como inimigos políticos mortais no passado. 

Cansei de ouvir lideranças petistas por todo o Brasil criticando a tal elite, dando nome aos seus membros e hoje, bem, hoje, tudo foi esquecido. Qulaquer aliança é válida para se alcançar e se manter agarrado ao poder. 

Vejo com bons olhos a luta de Dilma. Mas a situação não é fácil. Dar uma vassourada em quem é acusado de corrupção é tarefa indigesta, pois mexe com interesses de quem dá apoio ao governo. É um constante pisar em ovos, o que faz com que eu não espere significativas mudanças no Brasil e, principalmente, dentro do governo, no tão importante aspecto de nossa sociedade: o aspecto ético. Falar em ética é, acima de tudo, valorizar, levar em consideração a figura do outro. Mas para os detendotes do poder nesse país, o outro, nem sequer é um detalhe. O interesse mesmo é o meu, e pronto!

Sei que não estou sozinho nesta maneira de pensar. E uma demonstração clara será a eleição em 2012 para a prefeitura de Belém. Aqui, neste pedaço da Amazônia, principalmente após o governo fraquinho do PT no comando do Estado do Pará, o partido não tem nome forte para suceder Duciomar Costa e, para não passar vergonha (e não tem jeito), terá que aceitar ser vice de Edmilson do PSOL e eleger uma forte bancada. Mas para ganhar a prefeitura, com candidatura própria, não dará certo. Se concorrer, certamente sequer chegará ao segundo turno. Edmilson, Jordy(PPS) e o Tucano Flexa Ribeiro são nomes fortes no momento. 

É verdade que os acusados nos ministérios são, até aqui, na maioria, de outros partidos, mas o PT está junto, né? É o governo que apanha e a Presidente Dilma sofre. E deve, nos bastidores, ficar muito aborrecida por não fazer o que ela realmente gostaria, ou seja, passar tudo a limpo. É a governabilidade. Enquanto isso, a tal base aliada só pensa na liberação do dinheiro...o dinheiro das emendas. E sem emendas, cruzam os braços e não votam em mais nada...hum...com essa base aliada, não é preciso ter oposição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário