quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cinco cursos da Uepa estão em renovação de reconhecimento

Comissão avaliadora do Conselho Estadual de Educação (CEE) está na Universidade entre os dias 9 e 11 de novembro analisando as estruturas física e pedagógica das graduações em Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Design.

Nesta terça-feira (9), iniciou-se a avaliação externa de cinco graduações da Universidade do Estado do Pará (Uepa) por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão normativo responsável pelas resoluções que renovam o reconhecimento dos referidos cursos ofertados pela instituição. De acordo com o diretor de Acesso e Avaliação da Uepa, prof. Delmo de Oliveira, os cursos avaliados são Medicina, Fisioterapia, Enfermagem (os três ligados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o CCBS), Engenharia de Produção e Design - Habilitação em Projeto de Produto (ambos ligados ao Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, o CCNT). O processo dura três dias e se encerra no dia 11. No dia 16 de novembro é a vez do curso de Engenharia Ambiental, do CCNT, passar pela mesma análise.
Delmo de Oliveira explica que a última avaliação do reconhecimento desses cursos aconteceu há cinco anos, portanto, tem validade apenas até 31 de dezembro de 2011. "Nós nos antecipamos em promover esse procedimento, de modo que no dia 1o. de janeiro de 2012, todas as graduações já possuam o reconhecimento renovado de acordo com as exigências do CEE", detalha.
A comissão avaliadora do Conselho Estadual de Educação tem acesso a toda estrutura física e pedagógica dos cursos em avaliação antes da elaboração das novas resoluções. "Laboratórios, bibliotecas, acervo bibliográfico, acessibilidade e tratamento dispensado aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) estão dentre os quesitos analisados em termos de estrutura física, e em termos de estrutura pedagógica, a análise envolve o projeto pedagógico de cada curso, funcionamento das coordenações, titulação dos docentes, dentre outros. Depois de tudo isso, sai o parecer do CEE, informando se as condições encontradas são satisfatórias ou não para que as graduações continuem sendo ofertadas", diz o diretor da DAA.
A coordenação de cada curso em avaliação está acompanhando a comissão do Conselho, assim como os pró-reitores da Universidade. "A nova resolução pode permitir o funcionamento dos cursos avaliados até por mais cinco anos antes de uma nova avaliação acontecer, isso fica a critério da comissão. O que também é possível é que os membros indiquem, no parecer, mudanças a serem feitas nas estruturas física ou pedagógica e estabelecer um prazo para conferir se a Universidade atendeu as recomendações do CEE", adianta Delmo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário