sábado, 16 de março de 2013

Videos Documentários "Mulheres do Mangue" e "Dia de Mangal"

Prezados,
Seguem os links dos filmes documentários produzidos sob coordenação de Deis Siqueira e Maria Cristina Manesch, através do Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros / ESAC [Programa de PG em Biologia Ambiental - Campus Bragança / UFPA], em parceria com o coletivo de produção audio-visual Co.Inspiração Amazônica Filmes, do qual faço parte.
O filme "Mulheres do Mangue" aborda as condições e cotidiano de vida e trabalho de mulheres em comunidades de área da RESEX Caeté-Taperaçu [Bragança - Pará], focando em especial a catação de caranguejo como atividade fundamental de sustentação economica familiar. Apresenta relatos de mulheres das comunidades do Treme e Caratateua, recheado de imagens de seus cotidianos de trabalho em casa, na roça, na produção de farinha, etc.
Ao produzir "Mulheres do Mangue", em um dia de filmagens produzido um outro video, trata-se do "Dia de Mangal", quando acompanhamos pescadores na atividade de coleta do caranguejo no mangal. Experiencia incrivel: a beleza do ambiente, as conversas, a sabedoria popular, as roupas produzidas pelos próprios pescadores [uma armadura!], o lanche de peixe em avuado [feito sobre a brasa do carvão], comer caranguejo fresco cozido no final da atividade, o por do sol.
Ótimo material para discussão sobre aspectos ecológicos, socio-culturais, economico e político que envolvem as RESEXs e comunidades que ali existem. Aproveitem.
Saudações.
 
Evandro Medeiros
Campus Bragança - UFPA
Via FPEC - Fórum Paraense de Educação do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário