quinta-feira, 7 de março de 2013

Fórum Paraense de Educação do Campo discute realização de evento nacional

Nesta sexta-feira, 8, o Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) realizará uma plenária, às 9h, na sala de defesa do Instituto de Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A reunião servirá para dialogar sobre a participação dos integrantes do Fórum na II Conferência Nacional de Educação (CONAE), que ocorrerá em 2014 e terá como tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
De acordo com o coordenador do FPEC, professor Salomão Hage, a “CONAE de 2014 está sendo organizada a partir deste ano, com a realização das conferências municipais, estaduais e regionais. Para a plenária na UFPA, foram convidados os representantes do Conselho Estadual de Educação. A intenção é socializar as informações quanto à participação nessas conferências, pois a participação na CONAE requer que sejamos referendados como delegados nas conferências locais, item indispensável para garantir as propostas da Educação do Campo, no âmbito das políticas públicas nacionais”.
Conferência 2014 – A II CONAE será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.  Esta reunião terá como temas centrais o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
O objetivo da conferência é oferecer espaço para discussões que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas, que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos Estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a Cooperação Federativa e o regime de colaboração.
Serviço
Plenária do Fórum Paraense de Educação do Campo
Data: 8 de março
Hora: 9h
Local: Sala de defesa do ICED
Mais informações sobre a CONAE 2014, aqui.
Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7273 

Nenhum comentário:

Postar um comentário