sexta-feira, 22 de março de 2013

No Dia Mundial da Água, senadores pedem melhor gestão de recursos hídricos

O Congresso Nacional ficará iluminado de azul na noite desta sexta-feira (22) em homenagem ao Dia Mundial da Água. Em Plenário, senadores registraram a data e pediram uma melhor gestão de recursos hídricos do país. No mundo, 780 milhões de pessoas sofrem com falta de água potável.
 
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pediu o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, regulamentados pela Lei dos Recursos Hídricos (Lei 9433/1997) e definidos como unidades de planejamento de políticas públicas. Ele também lembrou o desafio de levar água tratada à população.
 
- Uma das prioridades dos investimentos públicos deve ser em infraestrutura de saneamento básico, que permita ao Brasil cuidar dos seus rios – disse Rollemberg.
 
O senador Jorge Viana (PT-AC) também lembrou a data, instituída há duas décadas, chamou atenção para relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo o qual apenas 0,3% da água doce do planeta podem ser imediatamente utilizados. Ele alertou para o risco de escassez.
 
Ele defendeu o uso racional da água e lembrou que os estados brasileiros respondem pela gestão e uso dos mananciais, mas afirmou que o mais importante é o envolvimento direto da sociedade nessa questão.
 
- O planeta não sobreviverá se não disponibilizar e fizer a boa gestão desse recurso tão importante à vida – disse Jorge Viana.
 
Já o senador Wellington Dias (PT-PI), em entrevista, pediu o cumpiprimento do Protocolo de Kyoto.
 
Fonte: Senado Federal.
Saiba de outras notícias acessando: http://www12.senado.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário