sábado, 13 de outubro de 2012

Romaria fluvial conduz devotos pelos rios do Pará

Terceira romaria da quadra nazarena reuniu mais de 500 embarcações.
Barcos e lanchas levam colorido especial à Baía do Guajará.
 
Após uma breve celebração realizada no início da manhã deste sábado (13) no trapiche do distrito de Icoaraci, na grande Belém, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada até o navio Garnier Sampaio, que seguiu pelas águas da Baía do Guajará na 27ª edição do Círio Fluvial.

Romeiros de diversas localidades do estado acompanharam o cortejo pelas águas, seja em pequenas embarcações, lanchas ou motos aquáticas. Para homenagear a Virgem de Nazaré, barcos foram ornamentados com balões, faixas, fitas e réplicas da berlinda, conferindo um colorido especial às turvas águas dos rios da Amazônia.

A família Martins partiu da ilha de Urubuoca, localizada na região das ilhas, onde moram aproximadamente 45 famílias, para acompanhar de perto a saída da imagem peregrina. “A gente chegou muito cedo para conseguir um bom lugar na baía. E veio agradecer pela saúde, e pedir que a nossa Mãe dê paz e felicidade para todos os paraenses”, contam.
 
De acordo com a Capitania dos Portos, cerca de 500 embarcações marcaram presença no Círio das Águas. A estimativa, segundo o Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré, é que aproximadamente 50 mil pessoas, dentro de barcos ou à margem do rio, estejam envolvidas na procissão fluvial, a terceira romaria da quadra nazarena.
 
 
 
O navio Garnier Sampaio atracou no cais da Escadinha, na Estação das Docas, já no final da manhã. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida debaixo de uma chuva de pétalas de flores. Após descer da embarcação, foi erguida pelas mãos do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e exibida aos romeiros que aguardavam nas águas.
Membro da Guarda de Nazaré se emociona durante a chegada da Santinha (Foto: Luana Laboissiere/G1)
 
Em terra firme, a imagem peregrina foi ovacionada por membros da Guarda de Nazaré, e conduzida até a berlinda, que aguardava na praça Pedro Teixeira, ao som de “Vós sois o lírio mimoso”, hino oficial do Círio, executado pela banda de música da Polícia Militar e Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura. O prefeito de Belém, Duciomar Costa, também foi recepcionar a imagem, ao lado do arcebispo e do bispo auxiliar, Dom Teodoro Mendes Tavares.

A multidão que se concentrava ao longo da avenida Boulevard Castilhos França saudou a Virgem de Nazaré com palmas e com as mãos para o alto. Devido à grande aglomeração de pessoas, e ao sol forte que fazia na capital paraense, alguns devotos precisaram de atendimento médico. Segundo a Cruz Vermelha, a maioria dos atendimentos foi destinada a idosos, que tiveram mal estar provocado pela alta temperatura e desidratação.

A berlinda com a imagem peregrina seguiu pela avenida Presidente Vargas para outra homenagem nas ruas de Belém, a dos motociclistas, que encheram as vias com mais de 15 mil motocicletas na Motoromaria.

 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário