segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Presidente do TSE faz balanço positivo das eleições deste domingo (7)

Em entrevista coletiva concedida na noite deste domingo (7) no Auditório I do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, destacou a eficiência do sistema de apuração dos votos e a demonstração de democracia dada pelo eleitorado brasileiro que compareceu às urnas para eleger seus prefeitos e vereadores.
Segundo a ministra, as eleições transcorreram em clima de absoluta normalidade e tranquilidade, sem incidentes graves, e os eleitores puderam exercer seu direito de voto de forma livre, democrática e soberana. Ela ressaltou que poucos depois das 20h, a Justiça Eleitoral já havia apurado mais de 90% das urnas.
O sucesso da urna com leitor de identificação biométrica, adotada integralmente em Sergipe e em Alagoas, também mereceu destaque especial por parte da ministra. Alagoas registrou mais de 96% de comparecimento e, em Sergipe, quase 95% dos eleitores compareceram às urnas, um resultado excepcional que consolida a importância da evolução tecnológica para garantir ainda mais segurança e lisura ao processo eleitoral.
A eleição 2012 também foi marcada pela tranquilidade. Segundo a ministra, menos de duas mil pessoas tiveram envolvimento em situação de decretação de prisão, contra quase cinco mil registrados em 2008 e cerca de 3,5 mil na eleição de 2010. Cármen Lúcia enfatizou que foram situações pontuais que posteriormente serão esclarecidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
A presidente do TSE fez questão de agradecer a participação serena e democrática da imprensa brasileira no processo eleitoral. Ela reiterou que é exatamente e por temos uma imprensa livre, caminhando junto com as intuições, que o Brasil tem eleições livres, onde os eleitores podem exercer seu direito ao voto com tranqullidade e segurança.
Para a ministra Cármen Lúcia, a Lei Complementar nº 135/2012, a Lei da Ficha limpa, deu um ânimo maior ao eleitor, mas admitiu que o cidadão brasileiro ainda precisa ser melhor informado sobre pormenores da nova lei, uma tarefa que cabe também à Justiça Eleitoral.
Ela ressaltou que a política não pode ser demonizada, por se tratar de uma atividade nobre e vital para o fortalecimento da democracia. “Mas a política que nós queremos é a política com ética”, afirmou a ministra, acrescentando que o Brasil está avançando neste caminho.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (ETF) e ex-presidente do TSE, ministro Ayres Brito, destacou a prova de maturidade, o espírito democrático, a competência administrativa e o refinamento tecnológico apresentados na eleição de 2012. Ele cumprimentou a ministra Cármen Lúcia por sua devoção e competência na condução do processo eleitoral de 2012.
Fonte:TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário