quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conselhos Municipais discutem melhoria da educação em todo o Estado

Começou hoje (28) e vai até a próxima quinta-feira 30, o I Encontro de Conselhos Municipais de Educação do Pará, no teatro da Fundação Ipiranga. Várias conferências e debates estão na pauta nesses dois dias, sendo que no dia 30, os conselheiros terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do pleno do CEE/PA e suas instalações.
As dimensões do Estado dificultam a participação massiva dos municípios, mas até o primeiro dia do encontro já eram 40 inscritos. Viajar quase 40 horas de barco, vindo do município de Anajás, no arquipélago do Marajó, não “tirou as forças”, como se costuma falar no jargão popular, por exemplo, do professor Marco Antonio Paiva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Anajás para participar do Encontro. Para ele é uma oportunidade única e não dava pra desperdiçar."Viemos em busca de informações e isso é muito importante pra nós que moramos muito longe do capital", disse.
Durante a conferência de abertura proferida pela profª Suely Menezes, presidente do CEE/PA, a cerca do tema “O Papel do Conselho Municipal na Gestão do Sistema de Ensino” foram abordadas diversas questões entre as quais a necessidade de se agilizar a implantação dos sistemas municipais de educação e, consequentemente “a elaboração de seus planos municipais de educação para que se possa responder de forma concreta que escola queremos para as nossas cidades”, ressaltou.
Com relação a crise educacional ela colocou que ainda “não conseguimos superar nossos déficits educacionais, muito embora as reformas e as políticas públicas adotadas a partir da promulgação da CF de 1988 tenham promovido avanços quantitativos nas últimas décadas”. E finalizou destacando que “precisamos implementar políticas públicas que garantam a oferta de educação básica, gratuita e de qualidade para todos”, defendeu.
Em sua saudação, o presidente da UNCME, prof. Farncisco Willams Lima parabenizou a iniciativa do CEE em promover a interação entre os Conselhos Municipais e definiu o momento como muito importante por oportunizar que os conselheiros troquem experiências e pactuem para a melhoria da educação em todo o Estado.
A coordenadora da mesa de abertura, profª Maria Lucia Vestapen, presidente do Conselho Municipal de Educação de Belém enfatizou a importância do evento e elogiou a forma de celebrar os 50 anos do CEE. "Isso demonstra que é por meio do trabalho que se consegue garantir os direitos à uma educação digna para nosso povo.”, destacou.
Ao final, a profª Suely agradeceu as parcerias que estão contribuindo para a realização dos eventos do Jubileu citando a Uepa, Seduc, Undime, Associações de municípios, Fundação Ipiranga, Sinepe, distribuidora Norte Livros, entre outros.
O coral da Seduc mais uma vez animou a plateia com algumas canções da MPB, sob a regência do maestro Anderson Reis.
Texto:Tereza Vasconcelos
CEE/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário