segunda-feira, 9 de maio de 2011

Começou o golpe para dividir o Pará

Essa é a opinião do Deputado Estadual do PT, Carlos Bordalo.
Acompanhe a postagem do parlamentar.
 
Um absurdo o que aconteceu na Câmara dos Deputados nessa manhã, que aprovou a autorização para realização do plebíscito para criação do estado do Tapajós e Carajás sem quorum e por voto simbólico dos líderes de bancada. Ou seja, uma manobra dosa divisionistas, que já começa com pouca legitimidade que dá brechas para contestações judiciais.
Armando a jogada o tucano deputado de Goiás, João Campos, que tem o morando - e desenvolvendo alguma atividade econômica - em Xinguara. Irônico que de toda a pífia bancada paraense nenhum deputado defendeu a unidade do Pará e que o demo Lira Maia tenha festejado a aprovação sob gritos de "Viva o Pará!"
Por outro lado, não há consenso a favor da criação do Estado do Tapajós no oeste do Pará e nem a favor de Carajás no sul e sudeste, por isso que tem que haver muito cuidado na hora de construir este plebiscito e o começo já foi da pior maneira, pois o Pará tem 7,5 milhões de habitantes, são 2,5 milhões só na região metropolitana e mais de 50% contando com o Nordeste paraense e todo o eleitorado tem que votar a respeito dessa questão porque está em jogo que o Pará de hoje será transformado em três "Piauís" ou "Alagoas".
Também não dá para deixar debaixo do tapete os poderosos interesses por trás dessa sanha separatista, já que Carajás, no sul e sudeste do Pará, concentra as maiores jazidas minerais do país e conta com o potencial energético da usina de Tucurui e não é à toa que desperta a ambição política da Vale, de ter fantoches governando o que consideraria sua grande jazida de pilhagem das nossas riquezas, e econômica do banqueiro mais investigado do Brasil, o Daniel Dantas.
Por fim, a criação dos Estados de Carajás e Tapajós implicará na eleição de mais dois governadores, seis senadores e 16 deputados federais, sem falar nos tribunais de Justiça, assembléias legislativas, ministério público, tribunal de contas, etc. Com a palavra agora o governador Simão Jatene, que jurou defender o Pará e sua integridade territorial...Da minha tribuna na ALEPA, serei contra a divisão do nosso estado!

Um comentário:

  1. é mesmo, eo que o nobre deputado tem a nos oferecer aqui no sudeste, estamos desempregados, largados ás moscas, só sabem dizer que são contra,e que é um golpe,entretanto minha esposa pra ter nosso filho foi para o estado do Maranhão porque nem uma maternidade decente aqui tem, estamos aqui em Bela Vista só temos duas empresas do setor madereiro funcionando aqui funciona dois dias e para 3, quem termina o Ensino médio tem que ir pra outro estado se quiser aperfeiçoar o aprendizado e conseguir com certeza só pode vir de Belém, o que o nobre Deputado tem a dizer além de argumentos vazios e nenhuma pespectiva de melhorias.

    ResponderExcluir