sábado, 12 de janeiro de 2013

Por que o exame de toque retal ainda é o melhor para o câncer de próstata?

 




Motivo de piadas e preconceito entre os homens, o exame ainda é o mais eficaz na detecção da doença.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, com a função de armazenar e distribuir um líquido que, juntamente com os espermatozóides, formam o sêmen. Esse fluído é muito importante, pois ele diminui a acidez da vagina, permitindo que os espermatozóides sobrevivam por mais tempo no canal vaginal. Além disso, a próstata apresenta um importante papel na hora da ejaculação, devido à contração dos seus músculos lisos.
Agora que estamos mais a par da próstata, vamos aos métodos de detecção do câncer de próstata. Muitos homens já ouviram falar do famoso exame de toque retal. Por motivos culturais e de preconceito alguns nunca foram ao consultório fazer o exame preventivo. Pura bobagem.
Nos idosos é normal que a glândula aumente o seu tamanho. Como medida preventiva todo homem a partir dos 40 anos deve ir a um urologista e fazer o exame de toque retal. Mas por que pelo ânus?
Bem, já existem diversos métodos que ajudam ao exame físico na detecção da doença, entre eles os tradicionais: dosagem do PSA (antígeno prostático específico) e ultra-sonografia. Um novo método foi anunciado recentemente, a espectroscopia, uma ressonância que avalia os níveis das substâncias produzidas pela próstata, indicando quais estão acima do normal.

Contudo, nem sempre o tumor do câncer de próstata apresenta um nível de substâncias detectáveis pelo PSA ou espectroscopia. E ainda existem os casos em que há o nódulo, mas a ultra-sonografia não o apresenta nitidamente devido ao seu tamanho ainda pequeno. Por isso, o exame de toque retal ainda é o mais confiável na detecção de qualquer alteração na forma da glândula. Através dele o médico perceberá qualquer alteração morfológica, por mínima que seja e pode evitar que uma doença fatal tome conta do seu corpo.

Dieta pode ajudar na prevenção.
Na prevenção da doença, alguns alimentos podem ser cruciais. Alimentos ricos em licopeno, um flavonóide com potente ação antioxidante, como o tomate e outras frutas vermelhas e vegetais são muito importantes. Alimentos ricos em vitamina E (óleo de girassol, milho, azeite de oliva, peixe e vegetais verdes folhosos), selênio (castanhas, nozes, frutos do mar, carnes bovina e de aves), soja e chá verde também apresentam uma ótima ação preventiva contra o mal.
Se você tem mais de 40 anos, consulte um urologista e faça os exames preventivos. Câncer é muito pior do que um preconceito bobo.
Jeferson Machado, Farmacêutico Bioquímico
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário