quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jader Barbalho manda carta ‘constrangedora’ a ministros do STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm recebido com frequência uma carta de Jader Barbalho, na qual ele pede recomendações sobre que providências deve tomar para assumir seu mandato no Senado.
Barbalho não pode assumir o cargo porque teve o registro negado pelo STF no ano passado. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao cargo para escapar de possível processo de cassação. No entanto, o STF mudou de posição e estabeleceu que a Lei da Ficha Limpa não podia ser aplicada nas eleições de 2010.
De acordo com o site Consultor Jurídico, os ministros receberam três cartas somente este mês. As correspondências, enviadas por Sedex e com aviso de recebimento, só pararam de chegar depois da greve dos Correios, que hoje completa nove dias.
Parte dos ministros se incomodou com as cartas. Questionam como o senador conseguiu seus endereços e se mostram constrangidos. Alguns afirmaram que réus em inquéritos penais, como é o caso do senador, não deveriam ter acesso a seus endereços residenciais, já que trâmites processuais, até por questão de segurança, devem ser tratados no tribunal.
Na carta, Jader Barbalho compara a situação de seu processo no Supremo à atuação da Comissão Verificadora de Poderes da República Velha, conhecida como Comissão da Degola:
“Recuso-me imaginar, face sua história, que o Supremo Tribunal Federal ao manter no Senado como representante do Pará, de forma ilegítima, a última colocada nas eleições, regrida historicamente ao início da República Velha, quando a famigerada Comissão de Depuração do Senado, conhecida também como “Comissão da Degola”, transformava eleitos em derrotados e derrotados em eleitos, em flagrante desrespeito à cidadania e à democracia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário