quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Após dois meses na prisão, Danilo Dâmaso e seu filho ganham a liberdade

O filho dele, ex-prefeito da cidade de Vitória do Xingu/PA, também deixou a prisão após habeas corpus ser deferido pelo STJ.

Preso desde agosto, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, José Danilo Dâmaso de Almeida, foi solto na tarde de ontem (27), após o Superior Tribunal de Justiça conceder habeas corpus para ele e para o filho, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, ex-prefeito da cidade de Vitória do Xingu, no Pará.
Pai e filho estavam detidos em Altamira, no Pará, acusados de fraudar licitações. O recurso a favor de Neto foi deferido pelo ministro relator, Sebastião Reis Junior, na última sexta-feira (21), que estendeu o efeito da liminar para Dâmaso e mais oito pessoas.
Segundo uma funcionária de Dâmaso, que preferiu não se identificar, ele ainda não chegou a Alagoas, mas já está sendo aguardado.
No despacho, o ministro determina o afastamento de Liberalino das funções de prefeito de Vitória de Xingu. “Bem como está proibido de manter qualquer tipo de contato, direto ou por meio de terceiros, com os integrantes da atual administração municipal, bem assim com alguma das testemunhas arroladas no inquérito, podendo, se for o caso, fazer-se uso da monitoração eletrônica para aferir o cumprimento dessas determinações”.

Prisões
Danilo Dâmaso foi preso no dia 24 de agosto deste ano, em Marechal Deodoro, durante a Operação Pandilha desencadeada pela Polícia Federal. Seu filho foi preso no mesmo dia, em Belém do Pará.
Liberalino e Danilo são acusados de envolvimento em um esquema criminoso de fraudes em licitações públicas. O esquema utilizaria empresas fantasmas em nomes de ‘laranjas’, superfaturava preços de bens e serviços e efetuava pagamentos por serviços não executados.
Segundo informações da Polícia Federal, o dinheiro que deveria ser investido nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social era utilizado pelos acusados para compra de imóveis rurais e para abrir empresas no interior do Pará.
Danilo Damaso já havia sido preso em 2005 pela Polícia Federal na “Operação Gabiru” e afastado do cargo de prefeito por improbidade administrativa em outubro de 2010. Ele também foi preso por desacato à autoridade e neste ano teve a carteira de habilitação apreendida por dirigir embriagado.
Fonte:
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/10/27/apos-dois-meses-na-prisao-danilo-damaso-e-seu-filho-ganham-a-liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário