quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projeto autoriza escolas a pedir caderneta de vacinação na matrícula

As escolas públicas e particulares poderão pedir a caderneta de vacinação das crianças no ato da matrícula para alunos até o quinto ano do ensino fundamental. No caso de as vacinas estarem atrasadas, os pais serão orientados pela escola, que não poderá se recusar a fazer a matrícula da criança. A proposta (PL3146/12) tem caráter educativo e servirá para conscientizar os pais da importância de manter as vacinas das crianças em dia.
 

A Comissão de Educação aprovou substitutivo do deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, que destacou a importância da proposta.
"Até porque não adianta você imaginar alguém que você queira dar educação e não dar saúde. A primeira coisa que tem que dar para o cidadão é saúde. Garantir, vacinar. Tem vacinação? Tem. Eu sou a favor de uma exigência dessa."

A pediatra Asta Brandão é favorável à proposta. Ela destacou que o cartão de vacinação deve estar sempre atualizado, mas muitas vezes, à medida que o filho cresce, os pais deixam de procurar o posto de saúde para o reforço das vacinas tomadas nos dois primeiros anos de vida.
"Seria mais um fator para ajudar os pais a manterem o calendário vacinal atualizado."

A proposta que permite que escolas públicas e particulares peçam a caderneta de vacinação de crianças no ato da matrícula ainda vai ser analisada pelas Comissões de Seguridade Social e de Constituição e Justiça.

 Fonte: Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário