quarta-feira, 7 de março de 2012

Saída de peixe do Estado estará proibida a partir do dia 18 de março

O decreto que será publicado no Diário Oficial, assinado pelo Governador do Estado, garantindo o abastecimento de peixe durante a Semana Santa, em todo o Estado do Pará, foi elaborado nesta terça-feira, 6, em reunião na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq) e prevê a proibição da exportação do pescado a partir do dia 18 de março, estendendo-se até o dia 6 de abril. Esta principal medida do decreto foi aprovada pelos representantes dos 21 órgãos presentes à reunião, sob o comando da Sepaq, através de seu titular Henrique Sawaki e diversos diretores.
A minuta prevê a proibição da venda para comércio fora do Estado para evitar a saida do pescado in natura, fresco, resfriado e salgado. As Feiras do Peixe Popular e do Peixe Vivo acontecerão nos dias 4 e 5 de abril. Estiveram presentes o Batalhão de Policia Ambiental, Dieese, Ibama, Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Adepará, Sefa, Associação dos Feirantes, Simpesca, Sesma, Comando do IV Distrito Naval (Marinha), Policia Militar, Procon, Policia Civil, Policias Rodoviária Estadual e Federal, Ctbel, Aspas, Sema, Icmbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), Sindicato dos Arrumadores e Superintendência do MPA, que discutiram todos os artigos da minuta do decreto, promoveram várias alterações até chegarem ao consenso.
O secretário Henrique Sawaki disse que a preocupação do Governo é a de garantir o abastecimento do peixe em todo o Estado, confirmando que serão instaados 19 pontos de venda de peixe somente na Região Metropolitana de Belém (RMB) e dezenas de outros pontos em municipios que ainda estão fechando parcerias, através das Prefeituras, com a Secretaria de Pesca. São esperados em torno de 50 municipios, alguns deles com 3 ou 4 pontos de vendas.
Feira do Peixe
Antes mesmo da Semana Santa, porém, a Sepaq ainda promoverá mais uma Feira do Pescado na capital paraense. A grande novidade da feira programada para este sábado, 10, no Centur, será a adoção de cartão de crédito, segundo ficou acertado em entendimento entre a Secretaria de Pesca e a Forte do Pescado, indústria parceira que fornece o produto aos consumidores em todas as edições da Feira.
Segundo o secretário Sawaki esta medida "vem atender a inúmeros pedidos dos consumidores que antes não tinham outra opção, se não o uso de dinheiro em espécie, mas agora poderão utilizar os cartões de crédito", anunciou. A Feira acontecerá a partir das 8 horas e, como sempre, disponibilizará várias espécies a preços populares, algumas delas com valor reduzido em 50 a 60% em relação ao preço praticado nas feiras tradicionais e nos supermercados.
Na próxima sexta-feira, 9, a indústria estará disponibilizando as espécies de peixes e camarão rosa que estarão à disposição do consumidor, mas é certo que haverá o xaréu com cabeça, ao preço de 2 reais o quilo, além e parco, curuca, ariocó (todos a R$ 3 o quilo), pescada branca com ou sem cabeça, pescada amarela com cabeça e filé de pescada amarela, dourada, gurijuba, filé de Gó, Uritinga, Bagre, Posta de Arraia, diversas espécies na forma de filé, bacalhau desfiado e desossado e o camarão rosa especial e o descascado. A Feira é uma promoção da Secretaria de Pesca do Estado e da Indústria pesqueira paraense. O periodo será de 8 às 14 horas, no Centur.

Texto:
Sérgio Noronha - Sepaq
Fone: (91) 3241-2545 / (91) 9984-3419
Email: sergionoronha@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura
Av. Gentil Bittencourt, 827, próximo à Tv. Quintino Bocaiúva.
Fone: (91) 3241-2545 / 2840 / 2452 / 3222-8310
Site: http://www.sepaq.pa.gov.br Email: gabinete@sepaq.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário