quinta-feira, 28 de julho de 2011

SERÁ CRIADO O ESTADO DE TAPAJÓS

Já cheguei a acreditar que não tinha nada para Tapajós e Carajás. Pensei que o Pará ficaria do jeito que está por Belém ter dois terços do eleitorado paraense. Mas de uns dias para cá, notei que há elementos que apontam na direção contrária. Pelo menos no que diz respeito ao estado do Tapajós.

Desses dois terços, por volta de 30% é do oeste paraense. Há muitos eleitores de Santarém e adjacências, residentes em Belém que, em peso, votarão pela criação do estado do Tapajós. E o eleitorado que mora na região, votará praticamente de forma unãnime pelo desmembramento do Pará. 

E mais: a campanha pelo estado do Tapajós, vai dizer para os eleitores da região metropolitana de Belém, que é mais interessante um Pará menor e mais enxuto. Um Pará assim, garantirá uma atenção melhor para os municípios próximos à capital paraense. Portanto, votar pelo SIM ao Tapajós é bom também para quem reside em Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara e, certamente, a campanha chegará em Santa Isabel do Pará, Castanhal, Santa Maria...

Um outro dado é justamente quanto a questão do mercado de trabalho. Já ouvi vários jovens em Belém, afirmarem que votarão pelo Sim, já de olho nos tantos concursos que irão acontecer no oeste do Pará.Também há eleitores de Belém que não apoiam Carajás, mas consideram histórico o desejo de criação do Estado do Tapajós e, portanto, também dirão SIM.

A campanha, com ajuda do marqueteiro Duda Mendonça, já caminha a passos largos, enquanto a campanha pelo NÃO ainda nem tem data definida para começar. Há informações para o início de agosto, outra diz que será somente em 13 de setembro. Mais um ponto negativo para quem é contra a criação dos dois estados.

Não vejo muito ânimo de eleitores de Belém no voto favorável ao estado de Carajás. Mas a situação de Tapajós é direfente.

Agora tem uma coisa que já passou por minha cabeça. Já pensaram em uma aliança entre o pessoal do NÃO e os representantes do Tapajós? Voto no  NÃO somente para Carajás, pois é lá que está a riqueza, o minério e tantas pessoas que não conhecem e nem querem saber da capital paraense. Uma espécie de desprezo pelas bandas de cá. Há um sentimento em muitos paraenses de que o pessoal do sul e sudeste do Pará é um povo ingrato e que agora quer ficar com riquezas não existentes em seus estados de origem. Que há esse sentimento, há. Mas não há essa bronca quanto ao moradores de Santarém, Altamira e Itaituba, por exemplo. Há riquezas em Juruti, mas o olhar mesmo é para o sul e sudeste que poderão continuar sendo Pará após 11 de dezembro próximo. Essa ideia de aliança entre NÃO e Tapajós pode ser somente bobagem de minha cabeça. Agora ando pensando essas besteiras. Imaginem que ando pensando que Lula quer voltar em 2014 e Dilma já está sendo fritada. Outra bobagem minha...só porque o ex-presidente vai voltar a viajar pelo Brasil....nada a ver, né?
Vamos acompanhando e, aproveitando a democracia, opininando. Sobre a criação do dois estados, as eleições de 2014 e muito mais. E a Dilma continua demitindo...faz bem, mas tem que parar de agir somente quando a imprensa divulga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário