terça-feira, 19 de julho de 2011

REUNIÃO DA "POPULORUM PROGRESSIO" EM BELÉM

Reunião anual da Fundação "Populorum Progressio" será em Belém do Pará.

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-07-2011, Gaudium Press)
A próxima reunião anual do Conselho de Administração da Fundação "Populorum Progressio", órgão do Pontifício Conselho "Cor Unum" voltado para o desenvolvimento de projetos em comunidades carentes e grupos étnicos e indígenas na América Latina, será de 19 a 22 deste mês, em Belém do Pará, informou hoje um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A reunião dos membros da Fundação para a análise dos projetos acontece anualmente em um país diferente da América Latina e do Caribe, "para conhecer melhor as suas realidades e para divulgar as atividades da Fundação nas Igrejas particulares". As discussões acontecerão no Mosteiro da Transfiguração de Castanhal, de Belém.
img4a84713796a98.jpg
Dom Carlo Verzeletti, bispo de Castanhal, no Pará
Uma vez que a reunião deste ano acontecerá no brasil o enfoque será dedicado sobretudo à situação dos indígenas e às camadas de população que vivem em condições de maior pobreza, ressalta o Vaticano. Além disso, terão destaque também os temas já indicados pelo Documento conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe de Aparecida de 2007, afirma o Vaticano.
No primeiro dia, 19 de julho, o Conselho analisará a situação sociopolítica e eclesial dos vários países latino-americanos. Nos dois dias seguintes, 20 e 21 de julho, se dará a oportunidade de examinar de modo detalhado os projetos individuais apresentados pelos bispos dos vários países latino-americanos.
Os trabalhos da reunião são sempre acompanhados pelas celebrações religiosas. Assim, já no primeiro dia, a convite do bispo, Dom Carlo Verzeletti, o Conselho de Administração participará a uma solene celebração da nova Catedral de Castanhal. No dia seguinte, é convidado para a Missa na paróquia de Nossa Senhora das Graças de Ananindeua, e no dia 21 de julho acontecerá uma Missa solene na Basílica - Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Os prelados visitarão também a Casa de Plácido, construída para acolher os peregrinos que participam do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do Brasil, que acontece no segundo domingo de outubro com a presença de mais de dois milhões de peregrinos.
A Fundação, durante os anos 1993-2008, apoiou 3102 projetos com um valor total de 26.460.219 dólares. Para a próxima reunião foram apresentados 216 projetos, com uma estimativa de quase três milhões de dólares, de 19 países (Colômbia, 50; Brasil,43; Peru, 23; Equador, 18; El Salvador, 13; Haiti, 12; Guatemala, 10; 8 da Argentina e Bolíivia; Paraguai, 6; Chile e Cuba, 5; Costa Rica, México e Venezuela, 3; Nicarágua e República , 2; e Honduras e Uruguai, 1).
Segundo o Vaticano, os projetos estão divididos em setores como produção (agricultura e criação de gado, artesanato, micro-empresas); infra-estruturas comunitárias (água potável, saneamento básico, salões comunitários); educação (formação, equipamento escolar, publicações); saúde (campanhas de prevenção, equipamento médico para consultórios); e construção civil (centros educativos e de saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário