sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Regional Norte debate pauta da Amazônia para o GTB

As FETAGs e parceiros da Regional Norte estão reunidos para debater e traçar estratégias para o Grito da Terra Brasil, principalmente na construção da pauta a ser negociada com os governos federal, estaduais e municipais. O encontro, iniciado nesta sexta-feira (24), no Auditório Margarida Maria Alves, no CESIR/CONTAG, em Brasília, também visa planejar outras ações para 2012 e apresentar os resultados do Projeto Bird/Contag.
Durante a abertura política, a secretária de Mulheres da CONTAG, Carmen Foro, destacou a importância desse momento de discutir a realidade da regional para contribuir na elaboração da pauta nacional do GTB. “Temos que inserir os povos da Amazônia nessa pauta, temos que dar um peso político nessa negociação”, defende.
Todos os estados da região entregarão suas pautas ao governo estadual até 8 de março. Mas, segundo o secretário de Política Agrária da CONTAG, Willian Clementino, haverá um incentivo para que os municípios também realizem ações para negociar com as prefeituras, para que as políticas públicas realmente cheguem à base. “Queremos elaborar uma pauta que congregue todos os movimentos, atores sociais e políticos da região para que possamos nos unir para fazer um grande enfrentamento à forma ou à ausência das políticas públicas que deveriam ser ou estão sendo implementadas na região Amazônica”, adianta.
Para o dirigente, a região Amazônica merece uma atenção especial do Estado Brasileiro porque tem um grande bioma com diversidade geopolítica que precisa ser levada em consideração na concepção e implementação de políticas públicas. “As populações têm culturas e costumes que precisam que as políticas públicas sejam implementadas a partir dessas vivências e não como se esses sujeitos não tivessem práticas produtivas e organização”, defende.
Além de dirigentes das FETAGs, a reunião conta com a presença de representantes do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco e Babaçu (MIQCB) e do Conselho Nacional das Populações Tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário