segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CONCURSADOS SERÃO CHAMADOS. UFA!

Reunião

19/02/2011 18:07:00
 
Secretaria deve nomear pelo menos 500 professores.
Na tarde de ontem, em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o secretário de Educação Nilson Pinto anunciou que nos próximos meses a Secretaria deve nomear pelo menos 500 professores concursados.

Essa foi a principal notícia dada à comissão formada por integrantes do Sintepp e da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa). Participaram ainda Waldecir Oliveira, secretário adjunto de Gestão e Maria José Brígido, coordenadora de Recurso Humanos da Secretaria.

Apesar do presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, insistir na definição de prazo para o chamamento de novos concursados, principalmente na função de técnico em educação do concurso C-125, o secretário Nilson Pinto enfatizou que “deve haver a compatibilidade entre necessidade de contratação e a capacidade financeira do Estado”. “Não adianta contratar e não poder pagar”, disse ainda o titular da Seduc.

Emílio Almeida destacou a atenção da atual administração da Seduc para os concursados. “Na gestão anterior não éramos recebidos pelos secretários, mas por outros servidores. E só éramos recebidos quando fechávamos ruas”, analisou.

A questão dos temporários também foi debatida. Nilson Pinto garantiu aos profissionais que os concursados são prioridades da atual gestão, mas dependendo da necessidade e “das situações excepcionais”, temporários poderão ser chamados. “A lei não considera o temporário ilegal, desde que seja considerada a questão legal”.

O secretário adjunto de gestão Waldecir Oliveira explicou que a partir de agora a lotação dos professores com atuação no Ensino Modular obedecerá as 200 horas e não mais a variação de 240 horas ou 280 horas. Com isso, a Seduc poderá chamar novos concursados. Ao mesmo tempo, um levantamento está sendo realizado junto às Unidades Regionais de Ensino (UREs). “Não tínhamos parâmetro, estávamos no 'escuro'. Agora teremos um melhor controle no sistema e um acompanhamento on line”, destacou Waldecir. As horas que restarem serão preenchidas por novos concursados. A intenção da Seduc é retirar todos os temporários.

Disfunção de atividade e a necessidade de cargos também foram assuntos tratados na reunião. Maria José Brígido reiterou a impossibilidade de definir prazos para o anúncio de novas convocações de concursados, seja de professores, técnicos em gestão e técnico em educação. “Estamos fazendo um levantamento da real necessidade de profissionais e aí repassaremos os dados à Sead e Sepof e só então teremos a ideia do tempo do chamamento”, informou a coordenadora do RH.

Texto: Sérgio Chêne
Fotos: Adauto Rodrigues
Ascom/Seduc 
 ACESSE: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/?action=Destaque.show&iddestaque=980&idareainteresse=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário