quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Crianças: o próximo alvo da Fundação Wikimedia

Na Campus Party Brasil 2012, diretor Kul Wadhwa revela plano de transformar o conceito de educação dos pequenos; após o sucesso de Wikipedia e Wiktionary, a plataforma CollabKit será a bola da vez da inteligência coletiva e colaborativismo na internet; evento chega ao quarto dia discutindo tecnologia.

Diego Iraheta _247 - A Fundação Wikimedia, responsável pelos principais projetos de inteligência coletiva da internet na atualidade, escolheu as crianças como público-alvo de suas próximas ações. Além da maior enciclopédia colaborativa – Wikipedia – e do dicionário online mais completo em vários idiomas – Wiktionary, a instituição estuda lançar uma plataforma educativa para os pequenos. O inédito CollabKit foi anunciado pelo diretor de Mobile e Desenvolvimento de Negócios da Wikimedia, Kul Wadhwa, nesta quinta-feira, 9, na Campus Party Brasil 2012.
A Wikimedia quer transformar os parâmetros do aprendizado. “Nossa ideia é dar às crianças o poder, o entendimento, cada vez mais cedo”, explica Kul. Em vez de a educação ser baseada em um modelo industrial, focado em linha de produção intelectual e profissional de indivíduos, projetos pedagógicos seriam baseados em liberdade de criação das crianças e em colaboração de todos.
“Seria um programa mais orgânico, como se fosse um modelo agrícola”, compara Kul. As crianças utilizariam computadores ou tablets para produzir o que quisessem, sempre trocando ideias com os coleguinhas, dispostos a ajudá-los a construir – conhecimento, algo novo, algo diferente.
Assim como defendeu o pesquisador indiano Sugata Mitra, também na Campus Party, as tecnologias de participação – gadgets e celulares – são fundamentais para uma mudança estrutural na educação. “As crianças podem aprender sozinhas; elas só precisam das ferramentas”, analisa o diretor do Wikimedia.
Neste momento, o CollabKit passa por uma fase de testes. O 247 está apurando quando essa plataforma será disponibilizada às crianças e aos educadores.

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